terça-feira, março 20, 2012

Uma amiguinha na horta

Apanhei hoje esta linda toupeira, foi um grande momento, fiquei maravilhado pela sua beleza, era macia e doce. Não foi agressiva comigo, queria era abalar. Quem sou eu para matar este animal que a maior parte dos humanos nunca verá ao vivo. Na verdade foi a primeira vez que tive uma viva na mão, senti-me comovido e tomei logo a decisão de a libertar mesmo não sabendo exactamente o efeito que vai causar na minha horta, sempre tive uma boa produção e sempre houve toupeiras.
Senti tristeza em vê-la partir, gostaria de ter ficado um pouco mais com ela, que me tivesse feito um pouco de companhia, pois eu sou o seu agricultor e teria merecido um pouco do seu tempo.
A toupeira parecia apressada, talvez ela tenha uma vida de família, hoje vai chegar um pouco atrasada. Gostaria que tivéssemos passado mais um pouco juntos, talvez fosse pedir muito no entanto tomo consciência que passamos muito tempo juntos eu em cima a cuidar da horta e a toupeirinha escavando na terra e de uma maneira discreta a fazer-me companhia.
A partir de agora sei que tenho sempre um "olhinho" a espreitar enquanto ando na horta familiar.
  

Camas altas

As camas altas, são um bom modo de cultivo, aumentam a área cultivável, não necessitam tanta cava, são mais férteis e muito mais bonitas. Cultivo  de outras maneiras mas adoptei as camas altas para cultivar alguns dos legumes, frutos e hortaliças este ano na expectativa de melhorar o meu rendimento e encontrar novos prazeres na horta.
Nesta cama está a rebentar de novo este ano o ruibarbo e os morangueiros garriguette que a minha tia trouxe o ano passado e que já deram bons doces.

Salgueiro para enraizar

O salgueiro são 350 espécies entre as quais o salgueiro branco comum nas zonas húmidas e o salgueiro chorão muito apreciado nos jardins. São árvores ribeirinhas usadas em geral com plantas ornamentais no entanto duas caracteristricas essenciais fazem do salgueiro uma planta excepcional na agricultura; Serve para depurar águas sujas, por outro lado, antes da descoberta das auxinas (em grego auxen significa crescer) ramos de salgueiro eram cortados e macerados para serem usados como hormona de crescimento, para melhor enraizar e melhor desenvolvimento vegetal, um recurso indispensável para quem quiser fazer estacas para enraizar, o resto deixo à vossa criatividade. Para os que não sabem, é do salgueiro que se retira o acido acetilisalicílico, portuguêsmente falando a aspirina. Da robusta madeira do salgueiro também se faz utensílios agriculas.
tenho um na minha horta e estou muito orgulhoso.

segunda-feira, março 19, 2012

Doce típico de Setúbal

 "Voi-lá" a minha cidade já tem um doce tal como muitas cidades pelo mundo fora, e até acho simpático, pois foi sempre um do pequenos prazeres que tive foi provar docinhos locais quando viajava. Lembro-me de um muito particularmente, o canellé de Bordéus muito delicioso, era um pequeno bolo feito de massa de crepe crocante por fora cremoso por dentro, simples, delicioso e sobre tudo assecivél, tanto por se vender em qualquer ponto como por ter um preço abordavél, comi dezenas e é uma das boas recordações que tenho de Bordéus, até estou a sentir o crocante acaramelado nas papilas...

Só que aqui há um "ick", Setúbal, a minha cidade adorada fez um bolo muito pequenino, saboroso claro, dentro de uma caixinha para que fique bem escondidinho. A caixa bem bonita claro, para quem a comprar poder guarda-la, talvez por isso nem prazo de validade tenha, pois claro a caixa pode guardar-se para sempre.
É uma espécie de presente "souvenir" da minha cidade em que se come uma parte; o interior e guarda-se o resto para levar como a recordação que de facto Setúbal já tem um doce representativo sobre o qual a pessoas podem falar e comprovar que tem uma caixinha de papel bem bonitinha que também prova que temos boas gráficas. Mas sobretudo bem caro para que só alguns malucos possam saborear. Mesmo sem prazo de validade convém comer o interior da caixa antes de o acomodar nas malas de viagem, pois lá se ia a validade dos "Vuitons" e outros objectos de luxo.
Enfim tenho que começar a poupar para quando quiser fazer provar o doce representativo da minha terra alguém que me venha visitar, na realidade não fui incluido nos "palpites de merecado" dos conceptores do bolinho da minha terra, nem eu nem a maioria dos outros.

quinta-feira, março 15, 2012

Herdade do Freixo do Meio

Enchi os olhos com imagens que maravilham e fazem sonhar mas que também confortam...

 Um rebanho de cabras felizes...
 Fui pela tarde ajudar o Carlos, a Catarina e o Miguel a plantarem Framboeseiras, não sei se mereço a sorte que tenho em que pessoas como estas partilhem comigo os sonhos e as esperanças que tem e me fazerem sonhar a pouca ajuda que dei só me beneficiou...
 Encontrei estes amiguinhos pelo caminho...
 O pipo estava seco!Humm...
 A casa da professora do monte é agora uma casa para turismo rural, achei piada como já há muitos anos que as pessoas tinham um sentido aguçado da estética...
 Foi plantar framboeseiras, e foi um grande momento de aprendizagem...
 O Carlos surpreendeu-me com ensinamentos sobre biodinâmica, senti-me seguro em conhecer uma pessoa com tão profundos conhecimentos e tão capaz de os transmitir...
 Este é um muro resiliente...


Tudo se resumiu ao Amor.

Herdade do Freixo do Meio

Não sei por que magia internautica me encontrei comprometido comigo mesmo a ser voluntário para ajudar pessoas nos seus trabalhos horticulas depois de receber uma mensagem em que eu era solicitado, não exitei e senti a felicidade de poder ser util e dar algo, no entanto fui eu que recebi passei um dia com pessoas que eu posso compreender, que me trataram normalmente, tiveram tempo para me ensinar e transmitir os seus conhecimentos sem "segredinhos", preocuparan-se comigo e fizeran-me feliz.
 Esta azinheira conseguio fazer uma demontração de coragem que deveria ser um exemplo para muitos.
 Ajudei nos trabalhos horticulas e de colheita...
 Escolhemos os legumes que iam para o mercado...
 O almoço foi momento muito especial...
Esta é a vista exterior da cafetaria onde se realizou o almoço

Amor é a palavra que resume um dia da minha vida.

sábado, março 10, 2012

As minhas laranjeiras estão a produzir bem e muito doces este ano, penso não ter feito nada que possa ser registado para mercer ter laranjas tão doces a não ser nada ter feito. Até um pouco à moda do Fukuoca nunca as podei embora tenham bastante lenha morta, têm levado água e suspendi armadilhas para a mosca da fruta, que até por acaso acho bem bonitas. Este ano tenho feito vários buracos onde enterro as laranja que caiem para o chão, não me queixo pois tenho tido mais laranjas do que necessito e agora até estou a beber sumo de laranja: Isto só prova que a corrida aos quimicos para ter mais faz ter menos desiquilibrando o meio ambiente, na realidade as laranjeiras sabem muito bem dar laranjas sem a nossa ajuda.


Um lavatório reutilizado

 Cheguei a pensar em guardar este lavatório para reutiliza-lo como antigamente, recordo-me de ver o meu pai a barbear-se num lavatório semelhante que ainda está em sua posseção, Era uma época de uma ingenuidade pura, fui muito feliz, com altos e baixos tenho tido uma vida maravilhosas cheia de grandes momentos numa era magnifica que de certo pode maravilhar todos os que a souberem apreciar.

sexta-feira, março 09, 2012

Pita Pinta Asturiana

 Galinhas bem bonitas estas pitas Asturianas, já as crio há três anos dão uns ovos muito grandes  e são umas galinhas muito bonitas também tenho sussexe  e pedrezes portuguesas, mas mantenhoi uma certa afeição a esta raça.
 Já tirei uns quantos pintos, têm a particularidade de serem bastante resistentes, neste momento estou a dar comida feita por mim sem aditivos ou vacinas que já se verifiucou não servem para nada a não ser enfraquecer os animais e erriquecer os veterinários e os laboratórios, já não falo dos produtores de rações, se alguém ler as etiquetas poderá aperceber-se que á ração até é perigosa para a saude humana.
Estes pintos só comeram farinha de milho nacional, e não trangénico (os trangénicos são proibidos cá em casa) leite em pó, restos de pão e verduras da casa e da horta, tudo muido e um pouco de sal para os minerais, e têm resistido muito bem.

Camas altas

 Fiz hoje estas camas altas muito usadas na permacultura e que se verifica permitirem além de aumentar a superficie cultivável, também reduz a necessidade  de rega, o interior da cama é composto por estrumes e matéria organica, (também se pode pôr madeira)
Como podem ver combina bem com a vedação resiliente que circunda a horta, na realidade tento dar um ar "cool" e saudável à minha horta, não uso nenhum produto quim ico e tenho verificado um maior equilibrio e grande produtividade, não tenho dado noticias de pragas.

quinta-feira, março 08, 2012

Vedação resiliente

 Para proteger a horta dos coelhos fiz esta vedação, foi um trabalho bastante inspirador, além de util, ecológica e bem integrada no meio é bastante bonita e sugestiva, vou junto semear as colicantes, será mais colorida e servirá de abrigo aos passaros que talvez venham a fazer ninho nela e também será um bom cortavento. Espero que sirva de exemplo para a construção de vedações originais com materiais disponivéis localmente.

RUIBARBO EM FLOR

Embora o ruibarbo seja uma planta imponente, a sua flor é muito subtil e surpreendente, talvez por não ser muito comum, nunca pensei vir a ver uma flor de ruibarbo pois tinha como adquirido que floresciam muito raramente, o que torna ainda mais espetacular. São esta coisas que fazem valer a pena ser horticultor.

Uma instalação com luvas

Estou feliz, tranquilo, sem grande stress e sobretudo de bem para com a natureza, gosto de cultivar e cada vez cultivo mais e de modo resiliente quero interagir com o meu meio, gosto de trabalhar a terra e criar os animais a anciedade que antecipa os nascimentos compensa largamente a felicidade e a fofura dos recem chegados, nasceram as cabras os coelhos e os pintos estou esperando a gata que tenho a certeza que me vai surpreender, foi a melhor decisão a de guarda-la cá em casa pois tem-se mostrado muito meiga e gentil e ao contrario da idéia que eu fazia dos gatos esta gata é muito sociavél, os pombos não param de se reproduzir e os patos devem ser para breve.
 Tive esta idéia para fazer uma instalação de luvas horticulas tiramdo partido do colorido das luvas e da sua capacidade de reservatório, poderiamos encontrar um sem fim de simbolismos mas fiz apenas por ser divertido.
Estou de volta e espero contribuir para para a alegria de todos os que me seguem.