segunda-feira, junho 20, 2011

Reprodução das galinhas

Aqui está um assunto que quero tratar para não cair no esquecimento e porque foi de importância capital no passado, possivélmente para fazer as pessoas sentirem-se mais seguras, e em muitos casos revestidos de fundamento tanto prático como cientifico, as crenças populares que foram durante gerações validadas, e agora perderam o sentido com a modernidade industrial e o consumismo, onde tem que haver equações matemáticas para vender mais facilmente (obrigar mais facilmente as pessoas a consumir) e onde pouco interessa o que sente o ser humano, pois a vida moderna reduz o Homem a um objecto de consumo e despersonifica a sua existência a favor do consumismo desenfreado. Tenho a sorte de ter vivido essa mudança e ter sido marcado pelo impacto que crenças e mesinhas tiveram na vida das pessoas, que embora desvanecidas ainda continuam a ter.
A trovoada impede os ovos de chocar?
Segundo a minha mãe impede e é aconselhável por uma ferradura debaixo do ninho onde choca a galinha. Porque dantes o tempo era mais frio, e também se deixava as galinhas chocarem os primeiros ovos da postura, menos fiàveis para tirar e dai as pessoas acreditarem que as trovoadas eram prejudiciais.
Falei com a veterinária que segue os meus animais, e embora confirme esta versão, acrescenta que o que de certeza mata os ovos é a electricidade estática provocada pelas trovoadas que poderá ser neutralizada pela ferradura.
Uma galinha nascida na chocadeira não poderá chocar ela mesmo ovos?
Segundo a matriarca sempre atenta a estes assuntos de importância capital no bom aprovisionamento da família, em particular dos seus cinco filhos, não há nenhuma relação, a cientifica veterinária tem como evidência que qualquer galinha nascida na chocadeira e que posso ter observado outra a chocar, terá a capacidade de aprendizagem suficiente para chocar os próprios ovos, ora eu posso garantir tenho a chocar uma magnifica galinha que nasceu na chocadeira e nunca viu outra a chocar, crença desmentida.
O resultado será melhor se o numero de ovos for ímpar?
A velhota diz:- Dizem que sim. O meu pai diz:- As galinhas não sabem contar. E a cientifiquissima veterinária riu-se.
Pus quinze ovos debaixo da minha querida e brava galinha a contar com muito saber fazer e pouca trovoada.
No meio disto tudo não nos esqueça-mos de quanto é maravilhosa a natureza.

0 comentários:

Enviar um comentário