sábado, julho 23, 2011

A INFLUÊNCIA DAS FASES DA LUA NA HORTA FAMILIAR


Ao fazer o artigo desta semana para o jornal, pensei num assunto que sempre foi causa interesse e curiosidade, a influêcia da lua na horticultura, e fiquei surpreendido, por um lado as pesoas que não cultivam pensam que não é verdade e por outro lado os horticultores levam muito a sério, acreditam e respeitam escrupolosamente a influência que a lua tem no desenvolvimento da horta.
A impotância do fruto da terra para as pessoas que cultivam, é de tal maneira forte que os horticultores tentam não negligenciar nenhuma possibilidade de sucesso e dai que não correm o risco de se precipitarem a semear no momento errado até porque na realidade a lua tem um efeito real e comprovádo ao longo dos tempos sobre a horta tal como tem sobre outros aspectos da vida quotidiana.

A Lua tem quatro fases: minguante, nova, crescente e cheia. cada fase dura sete dias.
O ciculo lunar cinódico, que é o ciclo lunar que toda a gente conhece, a sua duração é de 27 dias 12 horas e 44 minutos, não é visivél a olho nu, por isso é recomendada a consulta de um calendário.
A lua também tem outros ciclos ou trajectórias: Cideral, Draconitica e Anomalistica.
Em geral está bem enrraizado entre os horticultores que se deve semear no (escuro) quarto minguante, ou melhor está bem enrraizado que a lua tem um enfeito sobre a horticultura e semear no escuro dá um nivél de segurança suficiente e dá as garantias necessárias, embora a influência da lua na horta seja muito mais vasta com beneficios na sementeira, no desenvolvimento da folhagem, no desenvolvimento das raizes no sucesso dos trabalhos de preparação da terra e até na atenoação das pragas. Não é minha intenção fazer aqui nenhum calendário mas sim clarificar alguns conhecimentos sobre os efeitos da lua no cultivo das hortas.

CULTIVAR COM A LUA (segundo Jean Paul Thorez)
Lua nova e Quarto crescente (entre lua nova e lua cheia): sementeiras e plantação das plantas, para haver estimulação do vigor (principalmente em solos pobres ou secos); enxertias em fenda (perto da lua nova); plantação de arvores de fruto; corte de madeira para aquecimento; poda de arvores fracas; recolha de ervas medicinais; de horticulas dce raiz e de horticulas de fruto.
Quarto minguante (entre lua cheia e lua nova): sementeira e plantação de plantas onde se queira refrear o vigor, em particular em solo rico ou húmido (bolbos, horticulas repolhudas, leguminosas, etc.); enxertia de borbulha; levantamento dos garfos no inverno.
No periudo da lua cheia dever-se-ão evitar as sementeiras.





2 comentários:

Moita minha terra disse...

Parabéns pelo seu blog,e excelentes dicas.

Sérgio Faustino disse...

na wikipedia diz que o ciclo é de 29,5 dias... um dos lados não estará correto...

Enviar um comentário