segunda-feira, março 19, 2012

Doce típico de Setúbal

 "Voi-lá" a minha cidade já tem um doce tal como muitas cidades pelo mundo fora, e até acho simpático, pois foi sempre um do pequenos prazeres que tive foi provar docinhos locais quando viajava. Lembro-me de um muito particularmente, o canellé de Bordéus muito delicioso, era um pequeno bolo feito de massa de crepe crocante por fora cremoso por dentro, simples, delicioso e sobre tudo assecivél, tanto por se vender em qualquer ponto como por ter um preço abordavél, comi dezenas e é uma das boas recordações que tenho de Bordéus, até estou a sentir o crocante acaramelado nas papilas...

Só que aqui há um "ick", Setúbal, a minha cidade adorada fez um bolo muito pequenino, saboroso claro, dentro de uma caixinha para que fique bem escondidinho. A caixa bem bonita claro, para quem a comprar poder guarda-la, talvez por isso nem prazo de validade tenha, pois claro a caixa pode guardar-se para sempre.
É uma espécie de presente "souvenir" da minha cidade em que se come uma parte; o interior e guarda-se o resto para levar como a recordação que de facto Setúbal já tem um doce representativo sobre o qual a pessoas podem falar e comprovar que tem uma caixinha de papel bem bonitinha que também prova que temos boas gráficas. Mas sobretudo bem caro para que só alguns malucos possam saborear. Mesmo sem prazo de validade convém comer o interior da caixa antes de o acomodar nas malas de viagem, pois lá se ia a validade dos "Vuitons" e outros objectos de luxo.
Enfim tenho que começar a poupar para quando quiser fazer provar o doce representativo da minha terra alguém que me venha visitar, na realidade não fui incluido nos "palpites de merecado" dos conceptores do bolinho da minha terra, nem eu nem a maioria dos outros.

0 comentários:

Enviar um comentário