quinta-feira, março 17, 2011

Uma astucia para não se esquecer do que semeou


Com bocadinhos de chapa que sobram do meu trabalho, faço etiquetas de espetar que servem para não me esqucer das coisas que semeei, assim sei se não há nenhuma anomalia que impeçam de nascer, ou se são plantas com maior prazo para germinar.
Se alguém quiser tenho um excesso que posso trocar por sementes ouy plantas que eu não tenha basta mandar um email para : cludio2010@sapo.pt

segunda-feira, março 14, 2011

Ervas Aromáticas



O interesse pelas ervas aromáticas tem sido crescente por parte dos horticultores, são inumeras as que podemos cultivar com sucesso, alem de serem saborosas e condimentarem os nossos cozinhados, têm propriedades medicinais, na horta são um chamariz para os insectos amigos e trazem ummultitude de coloridos, tornando a horta ainda mais agradável. A salsa e os coentros junto com a hortelã são as aromáticas mais conhecidas, muitos não sabem que os agriões tambem são uma erva aromática, e o agrião mastruço ou também chamado agrião hortense, de folhagem parecida com os coentros mas com um sabor pronunciado a agrião, é uma planta antiga que volta a ter interesse para consumo entre os hortelões, os oregãos são colhidos normalmente no campo, mas o seu cultivo num canto da horta acaba por ser muito agradável e pratico. Majericão, cebolinho funcho, segurelha, estragão, são algumas das ervas aromáticas que estão a voltar para as nossas mesas, rosmaninhos e alfazemas despertam novos interesses e são cada vez mais populares entre nos, as infusões de lucia lima, camomila ou erva-príncipe, secas por nós, são preferidas a produtos caros vendidos no comércio.
As ervas são uma fonte de saúde e bem estar, podendo ser cultivadas no parapeito de uma janela.
Tenho ferquentemente ervas que troco, por produtos ou serviços, posso trocar por outras plantas para plantar.

sexta-feira, março 11, 2011

Funchos e Alcachofras


Fotos de funchos e alcachfras, gosto de cultivar alcachofras e com os funchos faço um bom licor

As galinhas da Quinta


Estas são as minhas galinhas sussex light, são indispensáveis na economia familiar põem ovos e dão boa carne, e comem restos que acabam por não ser lançados no lixo, também fazem um bom estrume á base de azoto, chamado guano, embora sejam galinhas de raça, estas podem ser consumidas e têm a vantagem de não terem nenhum vaçina nem antibiotico
as galinhas da foto de cima são pinta asturiana, uma galinha espanhola

Receita de Frango com Funcho

Ingredientes:
3 cebolas médias
500gr de frango
2 bolbos de funcho
1 colher de sopa de mostarda de dijon
1 dl de vinho branco
estragão, louro, sal e pimenta,azeite
Receita :
Picar a cebola e refugar em azeite com o frango e o louro, quando a cebola estiver loura, juntar o vinho, e o resto dos ingredientes e deixar cozer.
Acompanhar com rizoto



Cultivar produtos horticulas é muito interessante

Este blog deverá servir:

  • Trocar experiências sobre horticúltura.
  • Trocar sementes e plantas.
  • Trocar idéias sobre reciclagem do lixo doméstico.
  • Contribuir para um consumo mais cidadão.
  • Trocar idéias sobre receitas de culinária.

O Funcho como na foto, é uma planta muito saborosa e pode ser consumido cru em saladas, em molhos, sopas e também faço um licor com as fores as sementes são chamadas de erva doce.

Sou a favor da recolha de sementes, para voltar a semear, é mais económico e mais seguro, ter em conta as plantas hibridas f1 que muitas vezes não permitem reproduzir as as plantas de origem, no entanto podemos sempre trocar o excesso da nossa produção.



Cultivar produtos horticulas é muito interessante

A interacção entre a minha horta, os animais domésticos, a gestão e reciclagem do lixo doméstico e uma qualidade de vida saudável, tem sido para mim uma descuberta impressionante, tudo o que parecia muito complicado, trabalhoso e dificil, tornou-se num prazer, passaram a ser incontornáveis os pequenos gestos quotidianos que fazem as delicias e os pequenos prazeres do dia á dia; colher os legumes, tratar os animais, recolher os ovos, deitar os restos ao porco, são sempre momentos de prazer em que sentimos a importância dos nossos gestos e recebemos de imediato a recompensa. É sobre a horta, os animais, a cozinha tradicional e moderna, a reciclagem dos lixos e muitas outras dicas que uso no meu quotidiano que quero comunicar, estou inteiramente disponivél para trocas de experiências, nas; tecnicas de cultivo, trocas de sementes e plantas, receitas de cozinha, infos. sobre o modo de reciclar o lixo, como consumir de modo mais sustentável, etc... deixo ao critério daqueles que me lerem todos a originalidade de exporem as vossas próprias idéias e de mostrarem os vossos proprios blogs, espero fazer amigos e melhorar a minha propria qualidade de vida.