segunda-feira, junho 20, 2011

Jornal O SETUBALENSE II

Mais um artigo esta semana, espero estar acontribuir para que as pessoas da minha terra tenham um maior interesse pelas suas hortas e se apercebam da importancia da horta familiar no seio das suas famílias.
Estou inteiramente ao dispôr de todos os que desejem trocar idéias e sentimentos,a crise do pepino e os hamburgueres contaminados, são sintomas de quye algo não vai bem e cada vez mais nos questionamos sobre a segurança alimentar, o que é que estamos a meter dentro de nós e dos nossos filhos e a deriva que isso pode ter na alimentação do futuro, dai que a horta familiar tenha mais do que nunca um papel de relevo na alimentação da família.



A horta familiar



As Abóboras
É muito fácil definir agricultura biológica: é um modo de cultivar os frutos e legumes para a nossa alimentação em que é privilegiada a utilização dos processos biológicos, recorrendo o máximo possível à acção dos microorganismos, insectos, pássaros e árvores, sem esquecer o ser humano. A biodiversidade é factor determinante na horta biológica.
A horta biológica exige muita observação e dedicação. É preciso conhecer bem os insectos, a diversa fauna e flora, o solo e o meio ambiente em geral e saber como interagem e quais as actividades e funções de cada um, para assim podermos bem compreender e usar todos os organismos vivos para fazer frutificar a horta, produzir legumes e frutas saudáveis, mais saborosos e mais ecológicos.
Ao saber que o bago de arroz da couve são as larvas de uma mosca que deposita os ovos junto ao pé da couve, podemos colocar um pequeno circulo de plástico criando uma barreira para impedir as moscas de depositar os ovos nas raízes das couves, assim como a rotação de culturas é obrigatória na agricultura biológica.
Essa rotatividade melhora a condição dos solos e impede a propagação das pragas, por exemplo; sabendo que o escaravelho da batateira deposita os ovos no solo, se mudarmos a plantação de batatas para um local onde não houve batatas no ano anterior, estas não serão atacadas pelas larvas do escaravelho, pois são essas que devoram as batateiras, a alternância da cebola com a cenoura evita a mosca de uma e de outra, uma larva de joaninha pode ser confundida com um insecto nefasto se não a conhecermos bem.
A horta familiar é obrigatoriamente biológica, e tem que ser usada para proteger as nossas famílias da arrogância, da falta de escrúpulos e do facilitismo das grandes explorações intensivas, sendo assim a pequena exploração doméstica uma barreira e um modo de fazer pressão para melhorar as condições de produção dos alimentos que providenciamos para as nossas famílias, enquanto os laboratórios enriquecem a agricultura de subsistência sustentada empobrece.
Sendo as minhas plantas preferidas, as abóboras são por excelência plantas de fácil cultivo e bastante adaptadas à agricultura biológica. Cobrem bem a terra com uma folhagem exuberante, produzem frutos comestíveis e decorativos, de conservação fácil, barata e ecológica, não sendo necessária energia nem nenhum tipo de tecnologia.
Servem para comer cruas, cozidas, assadas e fritas, servem para fazer doces e sopas e até as cabaças servem para fazer utensílios, também se comam as sementes e as flores.
As abóboras são muito gulosas. Necessitam de bastante estrume bem curtido, devem ser bem regadas e devem ter um espaço de cerca de 2 metros para se poderem expandir. São as plantas mais produtivas na horta.
As abóboras de Verão que amadurecem em 55 dias, são mais pequenas e devem ser consumidas rapidamente. As abóboras de Inverno, caso da abóbora menina, podem-se guardar até Maio do ano seguinte depois de curadas alguns dias ao sol. As courgetes, os pepinos, as melancias e os melões, pertencem à família das abóboras, as Cucurbitáceas.
Hortafamiliar.blogspot.com
hortafamiliar@sapo.pt

1 comentários:

Anónimo disse...

Estou com um problema, nas couves que se chama bago de arroz, qual é o produto biológico para o problema.

Enviar um comentário