terça-feira, novembro 27, 2012

CALENDÁRIO BIODINÂMICO

O calendário Maria Thune, é uma delícia, mesmo que não siga-mos os preceitos da biodinâmica, será de certeza um instrumento muito útil para as diversas actividades do campo.
O meu interesse advém do facto da curiosidade que sempre tive em perceber qual a influência da Lua nos trabalhos da horta, poder perceber o que sentem os agricultores de sempre, os mais velhos, as pessoas do campo, de facto fiquei maravilhado não só pelo modo como a Lua nos influencia assim como toda a influencia  dos diversos planetas e constelações, não dispenso mais este companheiro muito utíl que delicia e facilita os trabalhos na horta.
 
Por hoje fica a dica; a nossa maravilhosa lua além dos RITMOS SINÓDICOS, as quatro fases conhecidas de todos (lua cheia, quarto minguante, lua nova e quarto crescente) tem ainda:
 
RITMOS TRÓPICOS: Lua ascendente e descendente, quinze dias a subir e quinze dias a descer, influencia os movimentos da seiva.
 
NODOS LUNARES: dois momentos no mês lunar em que a órbita da Lua corta a do Sol, não são momentos propicíos para trabalhos nas hortas.
 
APOGEU e PERIGEU: Perigeu mais perto/mais influencia da Lua, com a lua cheia muito bom para a reprodução, é este momento que favoriza o desenvolvimento do míldio com calor e humidade adequadas, favorece aumento na quantidade.  Apogeu mais afastado/menos influencia da lua, melhor qualidade, melhor produção de grãos e sementes, favorável às batatas.
 
RITMO SIDERAL: é a passagem frente às constelações, 3 dias cada uma, (Touro, capricórnio, virgem, caranguejo, escorpião, peixe, gémeos, aquário, balança, carneiro, leão, sagitário).
 
 
 
 

0 comentários:

Enviar um comentário