quarta-feira, dezembro 07, 2011

Doce de phisalys

Fiquei maravilhado com a phisalys quando fiz o artigo para o jornal O Setubalense, no qual tenho uma rubrica sobre a horta familiar, nas minhas pesquisas fiquei a saber que da phisalys também se faz doce, logo a seguir fiz uma primeira plantação experimental limitada a oito plantas já numa fase avançada de desenvolvimento que no entanto ainda deram bastante e agora já no fim de produção fiz uma limpeza recuperando os frutos maduros com o objectivo de fazer então o tal doce.
 Para começar separei os frutos da phisalys dos envolcros e depois de lavados fiz cozer igual peso de açucar em ponto perola à qual juntei os frutos lavados de modo a cozerem até se formar uma marmelada. Ficou um doce espesso de cor alaranjada brilhante com um sabor caracteristrico e muito perfumado sem qualquer aditivo foi esterelizado e colocado um selo para garantir a man utenção do fecho da embalagem.
Fiquei surpreendido pela frescura do doce, não tenho a certeza que depois da cozedura no açucar os frutos das phisalys guardem os benfeitos medicinais pelas quais este fruto é conhecido se assim fôr é uma boa alternativa para quem não gosta poder consumir esta planta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Claudio,

Parabéns pelo seu blog.

Também plantei Phisalys (3 plantas) e já tenho alguns frutos, mas penso que só posso colhe-los quando o invólucro secar.

Elvira disse...

Muito bom! É um doce tradicional, aqui, nos Açores, onde fisális é chamado "tomate de capucho". :)

Enviar um comentário